Hoje, muito se fala sobre a presença de parabenos na composição de produtos, sobretudo os cosméticos, mas você sabe o que eles são? Neste post, vamos explicar o que são, em que tipo de produto encontrar e por que você deve evitá-los.
O que são parabenos?
Os parabenos são componentes químicos que estão presentes em alguns produtos com a intenção de prolongar sua validade e protegê-los de fungos e bactérias. São, portanto, conservantes usados pela grande indústria. Eles são muito comuns em cosméticos, mas, estudos mostram que os parabenos podem ter relação com o desenvolvimento de doenças, como o câncer.
Esse tipo de conservante é usado há anos pela indústria de cosméticos, mas já existe um movimento que busca estimular o consumo de produtos livres da substância. Na Europa e nos EUA é proibido o uso de parabenos, mas no Brasil ainda não.
Por que é preciso evitá-los?
Conservantes podem desencadear quadros de alergias, irritações e sensibilidade por causa da sua ação antibacteriana e antifúngica. Além disso, existe a hipótese, ainda não comprovada cientificamente, de que eles podem agir como desreguladores endócrinos quando são absorvidos pela pele. Caso se comprove, essa atividade poderia resultar em distúrbios de saúde como o câncer. Na dúvida, órgãos de cuidado à saúde do mundo inteiro acenderam o sinal de alerta e já baniram os parabenos em países desenvolvidos!
Mas não para por aí. Outro efeito negativo dos conservantes é a poluição do meio ambiente. Já observou-se que toneladas de conservantes são despejados nos rios todos os dias e, sem o correto tratamento, podem prejudicar a vida marinha e também os seres humanos.
Onde estão os parabenos?
Você pode encontrar a substância em muitos produtos, mas é na indústria de cosméticos que eles estão concentrados. Estima-se que quase 80% dos cosméticos usem o conservante. Geralmente são vistos em:
– Shampoos
– Condicionadores
– Hidratantes
– Cremes para a pele
– Gel para cabelos
– Cremes de barbear
– e muitos outros
Mas, isso nos leva ao próximo ponto.
Como identificar?
Para saber se um produto tem ou não parabenos em sua composição, você precisa consultar a embalagem. Nela está a formulação dos produtos onde está descrito a presença ou ausência do conservante. Então atente-se para os nomes:
– parabeno (paraben)
– metilparabeno (methylparaben)
– propilparabeno (propylparaben)
– etilparabeno (ethylparaben)
Mas, também existem produtos que já estão identificados como livres de parabenos, como é o caso dos cosméticos naturais Multi Vegetal!