8 dicas para combater a queda de cabelo

A queda de cabelo fracos é um problema de muita gente, mas você sabia que é possível combatê-la?

Com algumas práticas do dia a dia, mudanças de hábitos e escolhas mais inteligentes, podemos fortalecer os fios e ter resultados incríveis. Confira nossas dicas:

1. Lave os cabelos frequentemente 

O acúmulo de sujeira e sebo no couro cabeludo tem impacto na saúde dos fios e pode causar a queda de cabelo. Então, se o seu couro cabeludo é do tipo que acumula oleosidade com facilidade, lave todos os dias com os produtos indicados para o seu tipo.

Agora, se este não for o seu caso, pode lavar os cabelos em dias alternados para garantir que esteja sempre limpo e saudável!

2. Evite lavar com água quente

A água em temperatura alta danifica a estrutura dos fios e estimula o aumento da oleosidade do couro cabeludo ao remover a oleosidade natural em excesso e causar o efeito rebote onde o organismo tende a repor com uma maior produção de gordura que pode levar à obstrução dos folículos e ao aumento da queda dos fios. Por isso, quando for lavar os cabelos, evite temperaturas elevadas, opte por um banho morno e, sempre que possível, finalize a lavagem com água fria.

3. Use Shampoo, Condicionador e Cremes naturais

Além de escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo, também é muito importante que você invista na qualidade deles. Nesse sentido, vale a pena apostar nos produtos naturais!

Diferente dos produtos da grande indústria de cosméticos, os cosméticos naturais são formulados livres de compostos que podem ser nocivos à saúde do couro, como corantes e fragrâncias artificiais e possuem alta concentração de ativos naturais extraídos de plantas. Dessa forma, eles trazem todos os benefícios em uma formulação mais concentrada e potente.

Além disso, alguns ativos naturais ajudam a fortalecer o cabelo, hidratando os fios e proporcionando uma restauração completa. Como é o caso do Óleo de Argan, que repara as fibras do cabelo, hidrata e nutre por mais tempo e ainda reduz a queda dos fios.

Outro ativo natural muito eficiente para combater a queda de cabelo é o Óleo de Coco. Estudos mostram que o Óleo de Coco é rico em vitaminas e tem ação especial na restauração e fortalecimento dos fios. Além disso, ele ainda protege a fibra capilar da perda de proteínas.

4. Dê um tempo nos tratamentos químicos

O uso de produtos químicos pode danificar os cabelos e fazê-los cair, por isso, se você percebeu que começou a perder muito cabelo recentemente, tente diminuir o uso destes produtos. Enquanto trata a queda de cabelo, você também pode apostar em penteados e adereços, ou até mesmo partir para a transição capilar!

5. Trate a caspa para combater a queda de cabelo

Muitas pessoas não sabem, mas a caspa está relacionada à queda de cabelo. A caspa é um distúrbio inflamatório que acontece, principalmente, em quem tem couro cabeludo oleoso. Para tratá-la você deve seguir o primeiro passo deste post, ou seja, lavar o couro cabeludo todos os dias. Se o problema continuar, você pode investir em shampoos anticaspa e, até mesmo, procurar a ajuda de um dermatologista.

6. Não prenda os cabelos todos os dias e não durma com o cabelo molhado

Aqui vão duas dicas para o seu dia a dia: não prenda os cabelos com frequência, nem passe muito tempo com eles presos e, também, não durma com os cabelos molhados.

Deixar os cabelos presos causa uma tensão entre a raiz e os fios que resulta na queda do cabelo. Além disso, dormir com eles molhados também é prejudicial, já que a umidade e o abafamento causados deixam os fios mais elásticos e mais fracos. Essa conduta aumenta as chances do cabelo quebrar por causa do atrito com o travesseiro, por isso, evite!

7. Tome cuidado com o secador

As ferramentas de calor são aliadas do dia a dia, mas podem fazer mal aos cabelos. Tente evitar o uso, mas, se precisar, use o secador a, pelo menos, 10cm de distância do seu couro cabeludo. E não encoste o secador nos fios porque isso pode danificá-lo.

Outro ponto importante em relação ao secador é quanto a temperatura de uso. Aquecer demais o couro cabeludo aumenta a oleosidade, que, como você já sabe, ocasiona a queda do cabelo. Então, use uma temperatura moderada e, ao terminar, finalize com um jato de ar frio para selar as cutículas!

8. Fique de olho na alimentação

Por último, a alimentação também é um fator determinante para a queda de cabelo. Você sabia que uma alimentação pobre em nutrientes como vitaminas, proteínas e sais minerais é uma das principais causas da queda de cabelo?

Isso acontece porque, sem os nutrientes necessários no organismo, a fibra capilar não pode se desenvolver, e o cabelo cresce sem vida, sem brilho e fraco. Alguns dos nutrientes importantes que não podem faltar na sua alimentação pensando na queda de cabelo são zinco e ferro. Mas, além deles, é importante que se tenha uma dieta equilibrada, assim, a saúde do corpo como um todo será preservada.

Dica Extra. Riscos de buscar resultados rápidos na farmácia

Minoxidil: pode causar irritação da pele, efeitos colaterais sistêmicos, interações medicamentosas.. enfim, o uso inadequado pode ser cheio de contraindicações .

Finasterida: pode causar disfunção sexual, diminuição da libido, depressão, efeitos colaterais sistêmicos, reações alérgicas, e potencial teratogênico em mulheres grávidas.

Invista em tratamentos Naturais

Fortaleça seus cabelos e reduza a queda capilar com o Shampoo Natural com de Ervas Estimulantes para fortalecimento capilar Multi Vegetal . Recomendado por tricologistas por ser formulado com ativos de 10 plantas que fortalecem os fios e dão saúde para o couro cabeludo, ele remove a oleosidade (ótimo para controle de caspas) e faz a higiene saudável do couro e dos fios com abertura de cutículas.

plugins premium WordPress